quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Dicas para Entrevista

Introdução

O quão bem você sair em uma entrevista dependerá do quanto explana em suas qualificações e conquistas e como estas estão relacionadas com o que o empregador procura e necessita.

Questões Freqüentemente Utilizadas em Entrevistas e Dicas de Respostas

Por que você quer trabalhar para esta empresa?
Para responder essa questão você deverá ter pesquisado sobre a empresa, responda colocando os principais atributos correlacionando-os com sua crença de que isso poderá proporcionar um feliz e estável ambiente de trabalho.

Que tipo de experiência você tem para este trabalho?
Esta é a perfeita oportunidade de mostrar seu valor, mas antes de fazê-lo, certifique-se o que é mais crítico para o entrevistador. Ele ou Ela não está procurando por um bom Aeronauta, mas sim profissional que irá realmente contribuir para o crescimento da empresa. As empresas costumam fornecer uma visão das funções a ser desempenhada pelo futuro funcionário, porém esperam acima de tudo que este seja um solucionador de problemas.

O que você mais e menos gostou em seu último trabalho?
Muitos entrevistadores começam com um breve histórico sobre a empresa, preste atenção! Essa informação irá lhe ajudar a responder a questão. Na verdade, qualquer colocação do entrevistador sobre a vaga e a empresa pode ser usada em vantagem. Use isto destacando somente os positivos.

Criticas ao último trabalho pode representar ao empregador que o entrevistado pode se tornar um empregado problemático. O melhor é manter suas respostas curtas e positivas.

Por que está deixando sua empresa atual?
Se a Empresa em que está trabalhando não está correspondendo a suas expectativas, você pode explicar isto de forma positiva.

Por quanto tempo pretende ficar nesta empresa?
Uma boa alternativa esta em dizer: “Eu realmente gostaria de permanecer nesta companhia. Enquanto continuar crescendo profissionalmente não há rações para mudar”.

Você já fez o melhor trabalho que é capaz?
Se responder “sim” o entrevistador pensará que você é testado, o melhor é dizer: “Tenho orgulho de minhas realizações, porém o melhor está por vir”.

O que você gostaria de fazer daqui 5 anos?
Se a carreira de Aeronauta é a que escolheu, então pode dizer: “continuar a ser Aeronauta”.



Quais suas maiores realizações?
Mantenha sua resposta estreitamente a vaga, inicie com: “Apesar de sentir que minhas maiores conquistas então por vir tenho orgulho em ter participado em X Y Z projetos”.

Você consegue trabalho sob pressão?
Você pode ficar tentado de dizer um simples “sim” ou “não”, mas não diga. Isso não ajuda em nada e você perde a oportunidade de vender seus valores e habilidades. O melhor é dizer: “Sim, costumo achar isso estimulante, no entanto creio que em planejamento e gerenciamento de tempo para reduzir prazos finais de pânico dentro de minha área de responsabilidade”.

Quanto você quer ganhar?
Essa questão é determinante: uma resposta errada e você será imediatamente eliminado do processo seletivo. As Empresas possuem escalas de salários muito baixos, logo dar uma resposta fora das possibilidades da Empresa poderá reduzir a zero suas chances de contratação. A solução? Tente: “Estou ganhando R$... Estou interessado nesta oportunidade e vou considerar seriamente uma oferta razoável que a Empresa tenha para mim”.

O que você procura em seu próximo trabalho?
Evite dizer o que a Empresa poderia lhe dar. Você deve dizer o que você quer em termos do que você pode dar para o empregador e até mesmo o que este procura. Por exemplo: “Minha experiência na Empresa X Y Z mostrou que tenho talento para atender a clientes”.

Descreva uma situação difícil que você teve que lidar?
A melhor maneira é: “Bom, eu sempre sigo 5 passos frente a uma situação difícil. Primeiro eu examino a situação. Segundo, reconheço o problema com sintoma produzido por outros e mais adiante levanto os fatores ocultos. Terceiro, faço uma lista de soluções de possíveis soluções. Quarto, eu peso as conseqüências e custos de cada solução e determino a melhor solução. Quinto, vou ao meu chefe e esboço o problema, faço minha recomendação e solicito ao meu supervisor aprovação e conselho.” Depois exemplifique.

O que seu chefe anterior diria de você?
Você não tem nada a perder por ser positivo.

Dicas Gerais

- Deixar a impressão de estar apenas analisando é um erro fatal, ou invés mostre ao entrevistador o quanto feliz sobre a vaga disponível.

- Faça pesquisa sobre a empresa como sua história, participação no mercado que atua, seus planos para o futuro, produtos, lucro líquido etc. Demonstrar genuíno interesse em fazer parte da empresa é importante, ainda mais bem informado.

- Saiba exatamente o local e horário da entrevista, nome completo do entrevistador e sua função na empresa.

- Esteja preparado para fazer perguntas durante a entrevista, porém evite questões relativas a salários, benefícios, condições etc
- Vista-se apropriadamente

- Mantenha estado mental positivo

- A cada contato com o empregado de RH ou empregador deve-se ter aperto de mão firme e contato “olhos nos olhos”.

- No caso de comissários, estudar antes prováveis situações do dia a dia e montar com elas redações (se possível além do português outro idioma que domine).

Um comentário:

Rafael_zerado disse...

parabens por sua atitude de ajud