quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Regulamentação da Aviação Civil

Introdução

Fogo

O fogo é composto em cadeia e precisa de três elementos para se formar: calor, combustível e comburente (Oxigênio) e um terceiro elemento chamado de: reação em cadeia.

Desenvolvimento de um incêndio
Eclosão: é a causa imediata, capaz de dar origem ao fogo.
Instalação: primeiro momento do fogo.
Propagação: desenvolvimento do fogo.

Calor

O calor ou temperatura elevada pode ser um dos elementos responsáveis pela transformação do combustível em fogo, resultando em uma série de transformações a que chamamos de fenômenos da combustão. São eles:
Ponto de fulgor: temperatura na qual o combustível começa a desprender gases ou vapores, capazes de inflamar-se ao aproximar-se uma chama ou centelha.
Ponto de combustão: temperatura na qual os gases desprendidos são capazes de inflamar-se com mais facilidade.
Ponto de ignição ou temperatura de ignição: temperatura em que os gases ou vapores desprendidos entrar em combustão, independente de qualquer fonte externa de calor (chama ou centelha).

Formas de propagação ou transmissão de calor
Condução: Transmissão por meio sólido, de molécula em molécula.
Convecção: Transmissão por meio dos gases
Irradiação: Transmissão por ondas caloríficas que atravessam o espaço, exemplo: raios solares.

Classes de incêndios
A – Sólidos ou fibrosos: Fogo em materiais sólidos. Queimam em superfície e profundidade, deixa resíduos, brasas ou cinzas (neste caso fazer rescaldo) – Método de extinção: resfriamento com água.
B – Líquidos inflamáveis: Fogo em líquidos inflamáveis, como querosene, óleo. Queimam em superfícies apenas, não deixa resíduo – Método de extinção é o abafamento.
C – Materiais elétricos quando energizados: Fogo em materiais eletrônicos energizados. Queima em superfície e profundidade, não deixa resíduo – Método de extinção é o abafamento e extinção química.
D – Elementos Pirofórios: Exemplo magnésio, zircônio. Queimam em superfície e profundidade, não deixa resíduo – Método de extinção é a extinção química (Halon).
E – Matérias radioativos: Exemplo urânio. Queimam em superfície e profundidade, não deixa resíduo – Método de extinção é a extinção química (Halon).



Métodos de Extinção
Resfriamento: Elimina-se o calor
Abafamento: Elimina-se o comburente (Oxigênio)
Isolamento: Elimina-se o combustível
Extinção Química: impede a interação do combustível, calor e comburente, quebrando a reação em cadeia que resulta a existência do fogo.

Agentes Extintores:

TIPO
Água
Pó-Químico
Halon
CO2


CARACTERÍSTICAS
Conteúdo: 1,5 litros de água Duração: 30 segundos. Alcance: 6 metros
Conteúdo: 900g de NaHCO3
Duração: 25 s Alcance: 2m
Obs: Vermelho base Convexa
Conteúdo: 900g Halon
Duração: 8 s Alcance: 2m
Vermelho base Concova
Conteúdo: 900 psi press
Duração: 25 s Alcance: 1,5m
Vermelho tubo difusor
CLASSE A
X
X *
X *
X *
CLASSE B

X
X
X
CLASSE C

X
X
X
* Deve-se fazer o rescaldo do local incendiado. ** Todos cheque pré-vôo: manômetro, vali

OPERAÇÃO**
Dirigir o jato à base do fogo
Dirigir em varredura

Idem

Idem

Considerações adicionais

Há produtos que apresentam determinadas características cujo resultado é a sua combustão, são elas as de:
Combustão espontânea: aqueles em que as condições ambientes fazem atingir o ponto de ignição das substâncias passando a ter a combustão, neste caso a melhor alternativa é arrumar os produtos sujeitos a essas reações em estrados e em compartimentos frescos e ventilados.
Combustão completa: ocorre quando o combustível que ao se queimar combina-se com o comburente originando-se gases que se desprendem em forma de fumaça.
Combustão incompleta: o monóxido de carbono é um gás altamente tóxico e altamente explosivo, mesmo em baixas concentrações, vai retirar oxigênio do sangue, levando a pessoa à morte (02% mata uma pessoa em uma hora, 10% mata instantaneamente).

A pressão aumenta em locais atingidos por um incêndio devido ao consumo por parte do fogo do oxigênio existente no ar ambiente.

Existem combustíveis que pela sua grande velocidade de queima, criam uma enorme produção de gases. Quando inflamados em compartimentos fechados, produzem o fenômeno da explosão.

No combate ao fogo adotar a seqüência: preparação, tática, técnica, análise da situação, salvamento, isolamento, confinamento, extinção, rescaldo, ventilação e proteção.

Um comentário:

Unknown disse...

Oii a matéria está errada